Filomena Morais
Filomena Morais
23 Jun, 2018 - 08:21

Sabe o que comer no verão? Dicas para o tempo mais quente

Filomena Morais

Nos meses mais quentes do ano, há dicas para uma alimentação que promova o bem-estar e a saúde. Aponte tudo tudo e saiba o que comer no verão.

Sabe o que comer no verão? Dicas para o tempo mais quente

Sabe o que comer no verão para que o seu corpo não ceda aos sintomas mais comuns do tempo mais quente? É muito frequente as pessoas sentirem tonturas, cansaço, sonolência ou, até, sinais de desidratação devido às temperaturas mais elevadas que se fazem sentir no verão.

O que comer no verão: dicas equilibradas para o tempo quente

Para começar, faça uma alimentação equilibrada

Durante os dias quentes é ainda mais importante manter uma alimentação equilibrada para assegurar todos os nutrientes que o seu corpo precisa para ter um bom funcionamento e ser capaz de fazer face às temperaturas mais elevadas.

Hidratação, sempre

o que comer no verao

Para que mantenha o seu corpo hidratado e saudável durante o verão é fundamental, acima de tudo, que beba muita água para evitar a desidratação. Assim, evite os refrigerantes e as bebidas com muito açúcar – que acabam mesmo por acelerar a desidratação. Pelo contrário, os chás (sem açúcar), os sumos naturais e, fundamentalmente, a água garantem a boa hidratação do seu organismo.

Ver receitas de sumos detox bons para o fígado >>

Ver receitas de água aromatizada >>

Ver receitas de água aromatizada para grávidas >>

Ver receitas de granizados >>

As refeições da manhã

papas de aveia

O pequeno almoço é, de facto, a refeição mais importante do dia e que nos deve preparar para um dia pleno de atividade. Durante o verão, esta refeição deve conter laticínios, fruta e hidratos de carbono – de preferência integrais. Prefira queijos brancos em detrimento dos amarelos e evite gorduras, podendo usar geleias sem açúcar, em vez de manteiga para barrar tostas ou pão de mistura ou integral.

Além disso, é importante que a meio da manhã faça um lanche leve que pode consistir numa peça de fruta ou mesmo num iogurte magro ou sem açúcar.

Ver receitas de papas de aveia >>

Ver receitas saudáveis com aveia >>

Ver sugestões saudáveis para o pequeno almoço >>

Ver sugestões para substituir o pão branco no pequeno almoço >>

As refeições da tarde

o que comer no verao

O almoço deve ser uma refeição completa com predominância para os vegetais e leguminosas. Pode acompanhar com pequenas porções de peixe ou carne e escolha também uma fonte de hidratos de carbono como a batata ou a massa.

Mais uma vez, é importante evitar as gorduras, nomeadamente os fritos e dar preferência a alimentos grelhados. Durante a tarde, deve fazer uma refeição muito ligeira que pode incluir cereais integrais, fruta ou fiambre de aves.

Ver receitas de refeições saudáveis para o almoço >>

Ver receitas de espetadas de melancia com pistácio e mel >>

Ver receita de gelados light >>

O fim do dia deve ser leve, leve, leve

saladas para o jantar

A última grande refeição do dia não deve ser assim tão grande, isto é, prefira saladas, omeletes ou mesmo sanduíches com pão integral. Antes de se deitar pode optar entre uma gelatina sem açúcar ou uma peça de fruta.

Ver receitas tradicionais light >>

Ver receitas para jantares com menos de 300 calorias >>

O que comer no verão: outras dicas de alimentação para o calor

Beba água ao longo do dia e evite sobremesas com muito açúcar. Se, ainda assim, não conseguir resistir a um doce, prefira consumi-lo durante a manhã e nunca ao final do dia. Os alimentos frios, como saladas ou sandes, são também preferíveis, uma vez que as refeições muito quentes acabam por elevar a temperatura do organismo e aumentar a sensação de cansaço. Evite também as bebidas alcoólicas.

Para aumentar as hipóteses de um bronzeado bonito, não se esqueça de incluir na sua alimentação alimentos como a cenoura, a abóbora, o tomate ou a melancia.

Veja também: