Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
25 Ago, 2018 - 10:00

10 snacks para piquenique: saudáveis, frescos e super nutritivos

Teresa Campos

Temos 10 snacks para piquenique que vão agradar a gregos e a troianos que, é como quem diz, todos sem exceção vão adorar!

10 snacks para piquenique: saudáveis, frescos e super nutritivos

Cansado dos lanchinhos com salgadinhos, tortinhas, bolinhos e demais coisas terminadas em –inho, mas carregadas de calorias? Nós também. Por isso, trazemos-lhe 10 snacks para piquenique que prometem sair a sua fome, sem pôr em causa o equilíbrio da sua dieta. Ah, e não precisa preparar de véspera. Muitos deles, são à base de produtos naturais que só tem de lavar e cortar. Quer melhores snacks para piquenique do que estes?

Ideias de snacks para piquenique que o vão deixar com água na boca

picnic saudavel

Húmus com palitos de cenoura

Esta é uma opção deliciosa e muito fácil de preparar. Lave bem as cenouras, corte-as em palitos finos e guarde-as num frasco de vidro. Noutro recipiente, coloque duas colheres de sopa de húmus (caseiro ou de compra) e depois é só molhar os palitinhos no saboroso húmus.

Ver receitas de húmus >>

Fruta

É caso para dizer, não importa qual, pois todas são ótimas. Uma maçã ou uma laranja, meia dúzia de uvas, um punhado de cerejas, morangos ou mirtilos… Guarde tudo numa caixa hermética e delicie-se com este ingrediente natural, tão fresco e sumarento.

Pipocas

Sim, leu bem, pipocas! Mas não, não são essas pipocas de compra, cheias de corantes e conservantes. Falamos antes das caseiras que pode fazer sem óleo, açúcar e sal. Guarde num saquinho e petisque.

Descubra pipocas de Oreo, para os dias mais gulosos >>

Mix de frutos secos

Faça o seu próprio mix, para evitar os mix de compra, exageradamente salgados e açucarados. Misture sementes (de abóbora ou de girassol) com lascas de coco e frutos secos (cajus, amendoins, amêndoas, avelãs, nozes e pinhões). Acrescente também frutas desidratadas (sultanas, alperces, ameixas e figos) e delicie-se com este snack super saciante.

Conheça frutos secos tipicamente portugueses >>

Talos de aipo com manteiga de amendoim

Lave bem os talos de aipo, corte-os em pedaços e guarde num frasco. No piquenique, acompanhe-os com uma colher de sopa de manteiga de amendoim, rica em proteína e gorduras mono e polisaturadas boas para o organismo. Haverá snack mais delicioso?

Barritas de cereais e fruta

Leve sempre umas barritas consigo – diríamos nós – em qualquer ocasião. Para uma opção mais saudável, faça você as suas próprias barritas e tenha o melhor sabor, com um produto feito por si mesmo.

Aprenda a fazer barritas caseiras >>

Crackers de aveia

Atenção, a aveia é saudável, mas tenha em atenção a composição das bolachas, pois há muitas ricas em gorduras e açúcares. O elevado teor de fibra da aveia torna-a num alimento muito saciante. Porém, deve mesmo garantir que elas não contêm açúcares adicionados.

Confira receitas com aveia >>

Sumos naturais

A par da fruta, este é um snack essencial num piquenique de verão. Prepare-os em casa e leve-os numa termos para se manterem frescos durante todo o dia. São muito rápidos de prepara e ainda pode combinar vários sabores.

Saiba como fazer smoothies deliciosos >>

Salada no frasco

Se ainda não ouviu este nome, nós explicamos. A salada no frasco é isso mesmo, a combinação de vários ingredientes num frasco, como por exemplo leguminosas – grão, feijão frade, ervilhas – hidratos de carbono – quinoa, couscous, massa – e vegetais – tomate, cenoura, beterraba, pepino, cogumelos, pimentos. Faça as suas conjugações preferidas e terá algo fresco e saudável ali bem à mão.

Ideias de salada no frasco >>

Sande

A sande também é um snack clássico, mas que deve ser bem pensada para ser saudável e conservar a sua frescura. Experimente uma sande de alface, tomate e salmão fumado, num pão integral, rico em fibra. Verá como é saciante e delicioso.

Desvende o segredo para sandes light e deliciosas >>

Só de pensar em piqueniques começa a imaginar as horas atrás do fogão a prepará-lo? Nada disso… O que pretendemos é simplificar a sua vida e, por isso, as nossas sugestões de snacks para piquenique são todas práticas e de rápida confeção. Claro que também nos preocupamos com a sua saúde e, por isso, é que todos estes snacks para piquenique são à prova até da nutricionista mais rigorosa. Vamos “piquenicar”?

Veja também: