Ekonomista
Ekonomista
01 Abr, 2020 - 16:26

Subsídios de desemprego e por cessação de atividade prorrogados automaticamente

Ekonomista

O subsídio social de desemprego e o subsídio por cessação de atividade estão abrangidos pela medida relacionada com a pandemia Covid-19 que estabelece a prorrogação automática de prestações sociais.

Mulher a consultar o saldo bancário no Multibanco

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social esclareceu esta quarta-feira à Lusa que prorrogações do subsídio social de desemprego e do subsídio por cessação de atividade também são feitas de forma automática.

Isto porque estes subsídios estão abrangidos pela medida relacionada com a pandemia COVID-19 que estabelece a prorrogação automática de prestações sociais.

Casal a analisar o pacote de medidas aprovados pelo Governo para o Estado de Emergência
Veja também Subsídio de desemprego e RSI vão ser renovados automaticamente

Segundo o gabinete da ministra Ana Mendes Godinho, a prorrogação automática do subsídio de desemprego abrange também o subsídio social de desemprego.

Neste contexto são ainda abrangidos o subsídio por cessação de atividade para os trabalhadores independentes, o Complemento Solidário para Idosos e o Rendimento Social de Inserção.

O Ministério esclareceu ainda que estas prorrogações são feitas de forma automática, não sendo necessário apresentar para o efeito quaisquer requerimentos.

Recorde-se que a prorrogação automática destas prestações sociais entrou em vigor a 27 de março, sendo que no diploma apresentado pelo Governo, lê-se que “são extraordinariamente prorrogadas as prestações por desemprego e todas as prestações do sistema de Segurança Social que garantam mínimos de subsistência” cujo período de concessão ou prazo de renovação termine antes de 30 de junho de 2020.

Veja também

Para descomplicar a informação

As informações sobre os temas que envolvem o impacto social do novo Coronavírus são dinâmicas e constantemente atualizadas. Por isso, os conteúdos publicados nesta secção não devem substituir a consulta com profissionais e especialistas, tanto da saúde como do direito e temas afins.