Publicidade:

43 maneiras rápidas de poupar dinheiro

Aprenda várias maneiras rápidas de poupar dinheiro, para conseguir encher a sua conta poupança ou concretizar algum desejo. Veja os nossos conselhos.

43 maneiras rápidas de poupar dinheiro
Poupar dinheiro é mais fácil do que imagina

Já se encontra a meio do ano e ainda não conseguiu economizar? Não se preocupe, pois existem várias maneiras rápidas de poupar dinheiro, o que significa que pode ir a tempo de juntar alguma quantia até ao final de 2018 para colocar na sua conta poupança e ainda gastar em algo que deseje, como numa viagem, por exemplo.

Maneiras rápidas de poupar dinheiro: tome nota!


1. Pare de adiar a poupança

poupar

Uma das maneiras rápidas de poupar dinheiro, e das mais óbvias, é parar de adiar o momento em que começará a economizar. Não esteja sempre a pensar “amanhã começo a poupar” pois, como pode constatar, o tempo passa rápido e já vamos a meio do ano. Por isso, coloque as desculpas de parte e aproveite agora para pôr em prática as dicas que iremos partilhar consigo.

2. Corte nos gastos supérfluos

Não se deixe levar pela impulsividade quando estiver a fazer compras, para que assim consiga parar de gastar dinheiro em produtos que não lhe fazem falta.

Esta é, sem dúvida, uma das maneiras rápidas de poupar dinheiro. Antes de sair de casa, o melhor é fazer uma lista daquilo que realmente necessita para não se dispersar quando estiver a comprar, podendo recorrer à lista se necessário. Verá como notará a diferença na sua carteira.

3. Corte nos vícios

poupar no tabaco

Se tem o dispendioso vício do tabaco, comece a comprar menos maços por mês. Além desta medida ser importante para economizar, sendo uma das maneiras rápidas de poupar dinheiro, também é essencial para a sua saúde. Pode ainda cortar nos cafés tomados fora de casa, passando a bebê-los na sua habitação.

4. Faça um controlo de todos os seus gastos

É importante que tenha noção de quanto vai gastando semanal ou mensalmente, para que possa colocar um travão se estiver a exagerar na saída de dinheiro. Esta é, assim, mais uma das maneiras rápidas de poupar dinheiro, pois permitir-lhe-á ver em que despesas pode ir cortando ao longo do mês.

Existem várias aplicações que lhe ajudam a gerir o seu orçamento, uma vez que não é fácil lembrar-se de tudo o que compra, como por exemplo as seguintes.

Goodbudget

Esta app consegue categorizar o orçamento por ‘envelopes’, ou seja, os utilizadores podem criar ‘envelopes’ para cada uma das categorias de orçamento, entre elas compras, transportes, alimentação e saúde, entre outros.

Assim, poderão saber quanto estão a gastar em cada ‘envelope’. A Goodbudget permite manter, desta forma, alguma disciplina nas despesas ao fazer com que o utilizador esteja atento ao orçamento.

Yupee

A app Yupee, disponível para dispositivos móveis Android e iOS, irá ajudá-lo a organizar as suas finanças pessoais, ao possuir uma agenda e permitir consultar extratos. Também pode realizar uma lista de compras na aplicação.

Meu Orçamento

O Meu Orçamento, disponível para Android e iOS no valor de 2,89€, permite igualmente gerir e administrar o seu dinheiro ao dar-lhe a possibilidade de ver as suas despesas a curto e longo prazo, como por exemplo o que já gastou até então e que despesas tem ainda de suportar até ao final do mês.

É possível criar ainda no Meu Orçamento – onde não precisa de registar-se nem aceder à Internet para usá-lo – limites de orçamentos mensais para poder controlar os seus gastos.

Moneywiz

Esta aplicação, compatível com iPhone, iPad e iPod Touch, permite-lhe visualizar todas as suas contas, despesas e orçamentos num único local, além de disponibilizar um relatório de todas as suas compras a partir do momento em que a aplicação é instalada e iniciada.

MoneyWiz, que pode ser descarregada no valor de 4.49€, é considerada uma das melhores apps para gerir finanças e controlar despesas.

5. Use débitos diretos

Os débitos diretos são importantes para quem é distraído e não consegue manter as suas contas em dia, uma vez que assim não correrá o risco de não pagá-las por esquecimento. Isto porque, se o valor das suas despesas fixas forem debitados diretamente da sua conta, deixará de ter o trabalho de se lembrar e ir pagá-las a tempo através do Multibanco.

Assim, estará também a economizar, ao evitar as coimas e taxas adicionais que são cobradas quando o cidadão se esquece de pagar as suas contas. No entanto, aconselhamos a que confira sempre as suas faturas e extratos bancários para saber se os montantes que vão saindo da sua conta estão corretos.

6. Use contas diferentes

maneiras rápidas de poupar dinheiro

Outra das maneiras rápidas de poupar dinheiro é se tiver duas contas diferentes, sendo elas a conta corrente e a conta poupança. Poderá ainda fazer o agendamento automático de transferências, bastando para isso dar uma ordem para que no início de cada mês seja transferida uma determinada quantia (decidida por si) para a sua conta poupança. Assim, não se sentirá tentado a tocar nesse dinheiro, uma vez que não irá vê-lo no extrato da conta corrente.

7. Consolide os créditos

Partilhamos consigo mais uma dica nesta lista das maneiras rápidas de poupar dinheiro, ao aconselhá-lo a juntar todos os seus créditos num só, o que fará com que poupe rapidamente, já que os encargos mensais com créditos diminuem.

8. Transfira o seu crédito habitação

As taxas de juros têm vindo a baixar cada vez mais ao longo dos últimos anos, e este facto pode ser uma boa oportunidade para si, caso já tenha um crédito habitação.

Se sim, já deve ter notado a diferença na sua prestação mensal desde que a Euribor apresenta valores negativos (desde 2015) e desde que os bancos voltaram a conceder crédito habitação, tendo oferecido desde então benefícios aos seus clientes, entre eles spreads mais reduzidos.

Aconselhamos a ver o estado do mercado atual como uma possibilidade de poupar dinheiro através da transferência do seu Crédito Habitação, de maneira a conseguir um spread mais baixo, o que lhe permitirá ir poupando algum dinheiro, podendo essa poupança chegar aos milhares de euros ao fim de alguns anos.

9. Acabe com todas as suas dívidas

maneiras rápidas de poupar dinheiro

Se tiver dívidas, como a do cartão de crédito, por exemplo, deve saldá-las assim que puder para que esses valores não aumentem através da cobrança de juros.

10. Considere as suas apólices

Analise as suas necessidades e perceba se as apólices que possui se adequam às mesmas. Não pague mais por ter riscos que não valem a pena cobrir. Faça uma pesquisa na Internet para encontrar o melhor seguro para si.

11. Deixe de ir ao ginásio

maneiras rápidas de poupar dinheiro

Se tem motivação para ir para o ginásio, também pode tê-la para pegar na bicicleta e pedalar alguns quilómetros, ou então calçar as sapatilhas e ir correr.

Existem ainda vários tutoriais online que lhe ensinam várias maneiras de praticar exercício físico, sem que para isso tenha de pagar a mensalidade num ginásio.

12. Corte nas saídas

Tomar esta medida da lista de maneiras rápidas de poupar dinheiro não significa deixar a sua vida social de lado. Pode continuar a conviver com os amigos, mas em vez de gastar continuamente dinheiro em restaurantes e cinemas, reduza essas despesas e comece a convidar mais os amigos para sua casa. Dividam entre todos as despesas de um jantar e vejam um filme.

13. Aproveite os eventos gratuitos

Existem cada vez mais programas que pode fazer sem gastar um cêntimo, como concertos gratuitos, cinema ao ar livre sem cobrança de entrada e visitas a museus, que são gratuitas aos domingos ou, regra geral, no primeiro domingo de cada mês.

Esta é, sem dúvida, uma das maneiras rápidas de poupar dinheiro e ainda lhe permite aproveitar oportunidades culturais para ter bons momentos de lazer.

14. Pague em dinheiro em vez de cartão

maneiras rápidas de poupar dinheiro

Outra das maneiras rápidas de poupar dinheiro é deixar os cartões em casa e começar a pagar mais vezes com dinheiro. Levante apenas aquele de que necessita e verá como acabará por lhe custar vê-lo sair da sua carteira, o que fará com que controle melhor os gastos e deixe de comprar por impulso.

15. Não use o cartão de crédito com frequência

Apesar deste tipo de cartão ser importante para obter artigos que não podemos pagar de uma vez, não caia na tentação de usá-lo para comprar coisas de que não precisa.

Aproveite e use pontos ou cashback do cartão de crédito, pois ao usá-lo é provável que tenha acumulado pontos. Se raramente usa o cartão de crédito, pense sinceramente na possibilidade de cancelá-lo.

16. Compare os preços dos produtos

maneiras rápidas de poupar dinheiro

Sempre que precisar de fazer compras para a casa, por exemplo, veja os folhetos de cada supermercado perto de si ou daqueles que costuma frequentar e compare os preços dos produtos com o objetivo de comprá-los onde for mais barato.

Esta comparação de preços também pode ser feita através de aplicações como a Mais Carrinho, que lhe irá informar sobre onde pode encontrar os artigos com melhores preços. A aplicação serve para comparar produtos de mercearia e grande consumo com o objetivo de ajudar os consumidores a tomarem a melhores decisões. É possível realizar uma pesquisa pelo produto que quer comprar ou pelas promoções do dia.

O mesmo conselho de comparação de preços é dado também para artigos que não sejam apenas os de supermercado. A app Kuanto Kusta, por exemplo, é muito útil para quem quiser comprar um artigo específico, como um computador ou um telemóvel de determinada marca, conseguindo comparar preços de forma mais abrangente, desde eletrodomésticos, videojogos e produtos de informática, a artigos de lazer ou decoração e brinquedos, entre outros. Esta identifica a loja mais barata onde pode comprar o artigo que deseja.

17. Aproveite as promoções e os descontos

Aproveite as promoções e os descontos sempre que puder e compre em quantidade alguns desses produtos que se encontram mais baratos, como champô, desodorizante, fraldas, detergentes ou papel higiénico.

Acredite que esta é uma das melhores maneiras rápidas de poupar dinheiro, pois muitas vezes devido a descontos de 50% poupa fortunas no final do ano.

18. Compre marca branca

maneiras rápidas de poupar dinheiro

Porquê dar mais dinheiro por produtos caros quando muitos de marca branca são tão bons como esses? Irá poupar bastante dinheiro se fizer esta opção.

19. Não leve o seu filho às compras

Se tem um filho e ele for daquelas crianças que pedem muita coisa quando vai consigo às compras, evite levá-lo, pois tal só irá contribuir para despesas extra.

20. Faça compras pela Internet

Aproveite os descontos e promoções que são feitos a quem realiza compras em lojas virtuais. No entanto, evite a tentação de encher o carrinho para não acabar por efetuar gastos extras.

21. Opte pelos medicamentos genéricos

Já são vários os medicamentos que têm a versão genérica, o que pode significar em muitos casos uma poupança significativa. A única diferença está apenas na marca. Por isso, sempre que possível, opte pelos medicamentos genéricos.

22. Não se esqueça de pedir fatura com contribuinte

Se não pedir fatura com contribuinte não vai poder deduzir esse valor e acaba por perder o reembolso a que tem direito. Não se esqueça também de, mensalmente, validar as suas faturas no portal E-Fatura para não ficar de fora do sorteio da Fatura da Sorte.

23. Faça os seus detergentes

maneiras rápidas de poupar dinheiro

Fazer detergentes caseiros é fácil e rápido. Basta juntar um pouco de água, vinagre branco e bicarbonato de soda, mais um pouco de detergente da loiça ou sabão e terá produtos de limpeza para toda a casa.

24. Leve marmita para o trabalho

Não gaste o subsídio de refeição. Mais vale fazer comida em casa e levá-la, numa marmita, para o seu local de trabalho. São muitos os portugueses a fazê-lo, pois preferem poupar em vez de gastarem nos almoços fora, podendo os mesmos ir de 5€ a 10€, por exemplo. Só esta medida já fará com que economize quase 100€ por mês.

25. Leve lanche para o trabalho

Se costuma comer algo a meio da manhã e/ou durante a tarde no seu local de trabalho, é melhor comprar alguma coisa no supermercado ou fazer em casa umas sandes, por exemplo, para levar consigo sempre que for trabalhar. Desta forma, evitará ter de gastar constantemente num café ou no bar do seu local de emprego.

26. Cuidado com o que gasta de combustível

maneiras rápidas de poupar dinheiro

Evite usar o carro muitas vezes e opte pelos transportes públicos, que acabaram por lhe sair mais baratos do que encher constantemente o seu veículo com combustível.

No entanto, quando o fizer, pode usar a aplicação VivaGas, criada com o objetivo de mostrar os postos de abastecimento mais próximos e mais económicos. Aproveite ainda os descontos das gasolineiras e os acordos com cadeias de hipermercado ou sistemas de pontos.

27. Venda objetos que já não usa

Coloque em prática a lei do desapego. Se já não usa determinado objeto (como livros, calçado, aparelhos eletrónicos, entre outros) ou se algumas das suas roupas não lhe servem, venda-os. Ao desfazer-se de artigos que perderam a utilidade para si estará não só a ganhar dinheiro como também a libertar espaço em casa.

28. Não tome banhos demorados

Poupe na conta da água tomando banhos mais rápidos, em vez de ficar mais de 10 ou 15 minutos no duche, por exemplo. Quando se estiver a ensaboar ou a pôr o champô, não se esqueça de desligar a água.

A mesma medida é aconselhada para quando estiver a lavar os dentes, altura em que deve ter a torneira fechada enquanto os escova. Evite também o desperdício de água durante a lavagem da loiça e noutros afazeres domésticos.

29. Seque a roupa no estendal

Em vez de usar sempre a máquina de secar roupa, que gasta muita eletricidade, aproveite os dias de sol para colocar a sua roupa a secar no estendal.

30. Não deixe as luzes acesas

maneiras rápidas de poupar dinheiro

Lembre-se de não deixar as luzes de divisões vazias acesas, bem como televisões e computadores que não estão a ser usados, por exemplo. Assim, deixará de desperdiçar dinheiro em eletricidade.

31. Use tomadas que desligam

Apesar dos pequenos aparelhos poderem não gastar muita eletricidade, são uma das coisas que pode desligar da tomada no fim do dia. Se o fizer ao longo do mês, acabará por poupar uns bons trocos.

32. Troque as lâmpadas

As lâmpadas economizadoras permitem uma poupança de cerca de 30% na fatura da luz, de acordo com as estatísticas. Poupe, desta forma, na conta da eletricidade e estará também a ajudar o ambiente.

33. Planeie as suas férias com antecedência

Poderá poupar muito dinheiro se planear viagens com meses de antecedência, por exemplo. Há bilhetes de avião que se tornam bastante mais baratos quando comprados com meses de antecedência.

34. Poupe para fazer algo de que gosta

Se é daquelas pessoas que gostam de viver a vida em vez de estarem sempre a contar as moedas, não sentindo grande incentivo para pouparem apenas com o objetivo de colocarem o dinheiro numa conta poupança, pode tirar alguma quantia dessas economias e usar numa viagem ou em algum bem que queira comprar para sentir mais motivação durante a poupança.

No entanto, não se deve esquecer que é importante continuar a economizar sempre para se precaver para o futuro. É necessário ter uma poupança reservada para ser usada em caso de emergência financeira para situações como o desemprego, uma doença ou uma avaria no carro.

35. Beba água

maneiras rápidas de poupar dinheiro

Seja a comer fora ou em casa, prefira beber água a sumos, refrigerantes ou bebidas alcoólicas. Poupa a sua carteira e o seu corpo agradece a hidratação.

36. Baixe o termóstato

No inverno, há dias em que mais uma peça de roupa não resolve e é muito difícil não ter o aquecimento central ligado. Mas sabia que se baixar o termóstato apenas um grau, vai reduzir a sua conta de energia em cerca de 3%? Sem dúvida, uma das maneiras mais rapidas de poupar dinheiro sem prejuízo do seu conforto.

37. Tenha uma horta

Se tem espaço e talento para a jardinagem e agricultura, porque não cultivar as próprias hortícolas, ervas aromáticas ou frutos? Não só poupa no supermercado como tem produtos mais frescos, saudáveis e saborosos.

38. Prepare uma ementa semanal

Ao definir, previamente, a ementa para todos os dias da semana, vai poupar bastante dinheiro a tempo. Porquê? Porque já sabe exatamente que ingredientes comprar, evita idas ao supermercado de última hora que resultam em compras de impulso. Controla melhor o que tem na despensa e no frigorífico e evita o desperdício.

39. Cancele a TV por cabo

Quantos canais tem em casa? 200? Quantos deles usufrui? 10? E o pacote de dados, precisa mesmo de estar sempre ligado? Ligue para a sua operadora e cancele aquilo que está a pesar-lhe no orçamento ou negoceie os valores.

40. Aproveite o wi-fi grátis

Seja dos estabelecimentos, seja aquele que a sua operadora disponibiliza (Fon Zon ou Meo Wi-Fi, por exemplo). Mas não para estar colado ao telefone enquanto está a almoçar com amigos! Apenas para fazer alguma comunicação que seja mesmo necessária, como enviar algum e-mail ou mensagem.

41. Lave a roupa com água fria

Mais ou menos como a solução do termóstato, esta é uma das maneiras mais rápidas de poupar dinheiro! Se lavar a roupa com água fria está a fazer uma poupança significativa na conta da energia e, garantimos, a sua roupa vai sair tão ou mais limpa do que se a lavasse com água quente.

42. Tenha uma arca congeladora

Com a ajuda de uma arca congeladora, vai conseguir fazer boas poupanças. Assim, pode aproveitar mais promoções porque tem onde armazenar tudo o que comprou e pode, também, congelar comida já preparada para dias em que não lhe apetece cozinhar. Assim, poupa corridas ao supermercado ou jantares fora.

43. Faça bem as contas

maneiras rapidas de poupar

Não podíamos terminar sem lhe falar da nossa regra de poupança preferida. Para conseguir viver sem dívidas e poupar, deve dividir o seu orçamento familiar de acordo com o seguinte:

  • Habitação – 35%: para todas as despesas relacionadas com a renda, condomínio e seguros, água, luz, gás internet, telefone, alimentação e despesas diárias;
  • Poupança – 10%: valor que deve guardar, sempre, no início de cada mês;
  • Alimentação e compras – 25%: almoços ou jantares fora de casa, lazer e férias;
  • Transportes – 15%: despesas com prestação do veículos e seguros;
  • Outros empréstimos – 15%: para prestações relacionadas com crédito pessoal e cartões de crédito. Se puder evitar este gasto, tanto melhor!

 

Veja também:

Cátia Tocha Cátia Tocha

Formada em Ciências da Comunicação pela Universidade Autónoma de Lisboa, onde concluiu Licenciatura e Mestrado, começou o seu percurso como jornalista na Rádio. Hoje, escreve sobre diferentes áreas e tem já alguns anos de experiência na escrita para meios online.