Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarine Martins
Catarine Martins
03 Jul, 2020 - 10:53

6 erros de beleza que comete no verão e como evitá-los

Catarine Martins

Sabia que há alguns erros de beleza que comete no verão, e que estão a prejudicar a sua pele e cabelos? Descubra quais são e corrija-os já!

Erros de beleza no verão

O calor está aí, e com ele uma série de erros de beleza que muito provavelmente está a cometer, sem se dar conta. Não acredita? Continue a ler.

Quando o tempo aquece, é normal haver uma tendência para nos desleixarmos um pouco, sobretudo quando estamos de férias, e tudo o que queremos é sestas e banhos de mar.

Mas, pela saúde da sua pele e dos seus cabelos, é importante que continue a hidratar, a nutrir e a cuidar de si. E, claro, a não esquecer o protetor solar e o after sun, se for expor-se ao sol.

Veja abaixo alguns dos erros mais comuns, cometidos por mulheres em todo o mundo, e prepare-se para lhes dizer adeus.

Anda a cometer estes erros de beleza? Saiba como evitá-los!

Mulher a apanhar sol na praia

1. Não colocar protetor solar nos lábios e no contorno ocular

Embora todas saibamos que temos que colocar protetor solar antes de ir para a praia (ou de estarmos expostas ao sol), que atire a primeira pedra quem nunca se esqueceu de colocá-lo nos lábios e no contorno ocular.

E, se a esta altura está a pensar “mas é preciso?”, a resposta não podia ser mais afirmativa.

Com efeito, a pele ao redor dos olhos, bem como a pele dos lábios, é mais fina do que a da face. Nesse sentido, deve estar sempre protegida dos raios solares e também hidratada.

A boa notícia é que, hoje em dia há protetores solares específicos para proteger estas duas zonas do rosto, a preços muito acessíveis.

Ou seja, acabaram-se as desculpas para continuar a cometer este erro de beleza, tão típico da estação quente.

E, lembre-se de continuar a hidratar muito bem todo o rosto, de manhã e à noite.

2. Não usar produtos de maquilhagem à prova de água

Verão é sinónimo de praia, piscina e pele a suar por causa do calor.

Por isso mesmo, nesta época do ano deve trocar os seus produtos de maquilhagem habituais, como a máscara de pestanas ou o eyeliner, pelas versões à prova de água.

Caso contrário, é muito provável que dê por si esborratada, da próxima vez que se for ver ao espelho. Contudo, se não gosta de produtos à prova de água, o melhor é mesmo não usar maquilhagem e deixar a pele respirar.

3. Não cumprir a rotina de beleza habitual

Para que a pele do rosto se mantenha bonita e saudável, durante o verão, é essencial manter uma rotina de beleza que compreenda a lavagem, tonificação e hidratação, mesmo nesta altura do ano.

Mas, quando o calor aperta e sobretudo nos dias de praia, é normal que se sinta tentada a apenas tomar banho e ir dormir, saltando este passo.

Pela saúde da sua pele, não o faça. Lembre-se que cuidar da pele não é apenas uma questão estética mas também de saúde.

E, sejamos sinceras: qual é a mulher que quer uma pele baça e sem vida? Diga não à preguiça e deixe já de cometer este erro.

Mulher maquilhada com sombras líquidas
Veja também 5 sombras líquidas para as maquilhagens de verão

4. Dormir com maquilhagem

Embora este seja um daqueles erros de beleza que pode andar a cometer durante todo o ano, torna-se particularmente tentador no verão.

Isto porque, com o tempo quente há mais convívios, mais convites para sair com os amigos e, consequentemente, é natural que quando chegamos a casa a última coisa que apeteça é tirar toda a maquilhagem.

Mas, fique ciente que este é também o erro mais grave da nossa lista.

Com efeito, dormir com maquilhagem tem como consequência não só a obstrução dos poros como também o envelhecimento da pele. Da próxima vez que estiver com preguiça, pense nisso.

Cremes de corpo com brilho para uma pele de verão
Não perca Pele de verão: 6 cremes de corpo com brilho para experimentar já

5. Não proteger os cabelos do sol e do cloro

Para além de proteger o corpo e o rosto com protetor solar, quando vai à praia ou à piscina, é também essencial que proteja os cabelos dos raios UV.

Sim, os raios solares, o sal do mar e o próprio cloro danificam os cabelos, potenciando um aspeto áspero e cheio de pontas espigadas.

Para além disso, se o seu cabelo for pintado, a cor poderá também sofrer alterações, se não usar um spray protetor para o verão.

Assim, invista num protetor de cabelos com proteção UV e use máscaras específicas para cabelo exposto ao sol, na hora de lavar a cabeça. Vai ver como chega ao fim do verão com o cabelo bonito (e sem precisar de cortar).

6. Não proteger o couro cabeludo

Sabia que são muitas as pessoas que se queixam de queimaduras solares, no couro cabeludo?

À primeira vista pode até parecer estranho, ou absurdo, mas a verdade é que a pele do couro cabeludo é bastante sensível.

Por isso, os dermatologistas aconselham o uso de chapéu nos dias mais quentes e soalheiros.

Assim, e para evitar incómodos desnecessários, sempre que for estar muito tempo ao sol, aplique também protetor solar dos cabelos no couro cabeludo. E, enquanto estiver na toalha coloque um chapéu ou um lenço a proteger a cabeça.

Depois, ao fim do dia, se mesmo assim sentir a cabeça a doer, lave os cabelos com um champô específico para couro cabeludo sensível.

Afinal, ninguém quer uma queimadura na cabeça, certo?

Agora que já conhece os erros de beleza mais comuns de serem cometidos no verão, está na altura de lhes dizer adeus.

Lembre-se que cuidar de si é um ato de amor, e um gesto essencial para manter uma boa autoestima.

Veja também