Publicidade:

5 maus hábitos financeiros que estão a destruir o seu orçamento

Saiba quais os maus hábitos financeiros que estão a arruinar a sua conta bancária e de que forma pode mudar a sua vida financeira.

5 maus hábitos financeiros que estão a destruir o seu orçamento
Saiba que hábitos deve mudar

O bem-estar económico tem um enorme impacto na nossa saúde. Alguns maus hábitos financeiros podem arruinar o seu saldo bancário e causar muitas dores de cabeça. Todos cometemos erros, alguns até de forma contínua, mas é possível “virar a página” e abraçar novas rotinas bem mais amigas da sua carteira.

5 maus hábitos financeiros que tem de mudar


Se os últimos dias de cada mês são um autêntico suplício que obrigam a um verdadeiro campeonato mundial de ginástica acrobática para garantir que não fica com o saldo a zeros, está na altura de rever esta lista com os maus hábitos financeiros mais comuns.

1. Comprar a crédito

maus hábitos financeiros

As vantagens dos cartões de crédito são bem conhecidas e podem trazer algum alívio em alturas mais “sufocantes” da sua vida. Ainda assim, o uso abusivo destes cartões podem gerar novos encargos financeiros.

Os especialistas dizem que não deve gastar mais de 30% do limite disponível, caso contrário estará a aumentar o risco de acumular juros desnecessários.

2. Comprar de forma emocional

maus hábitos financeiros

Há quem não resista a saldos e descontos sempre que vai às compras. Para evitar maus hábitos financeiros e compras impulsivas sempre que avista uma promoção, utilize a técnica dos 10 segundos: segure o artigo na sua mão e tente responder a algumas questões, como por exemplo, “quando vou usá-lo?”, “preciso mesmo deste artigo?”, “posso adiar esta compra?”. Se, nos 10 segundos seguintes, não encontrar respostas satisfatórias, o melhor mesmo é deixar o produto na respetiva prateleira.

3. Não fazer o orçamento mensal

maus hábitos financeiros

Todos nós temos “uma vaga ideia” dos nossos custos mensais, mas a grande maioria dos portugueses não sabe exatamente onde e quando gasta o seu dinheiro. Para garantir o controlo total do seu saldo bancário, faça o seu orçamento mensal. Dessa maneira vai saber exatamente para onde vão os seus gastos.

4. Comprar por conveniência

maus hábitos financeiros

O ritmo demasiado acelerado dos dias de hoje nem sempre permite um olhar atento aos nossos gastos, nomeadamente com aquilo a que chamamos “compras de conveniência”.

Opte por tomar café em casa todas as manhãs em vez de parar na pastelaria perto do local de trabalho (basta levantar-se cinco minutos mais cedo). Senão sabe cozinhar, aprenda a confecionar alguns pratos mais simples e poupe nas idas ao take-away e aos restaurantes de fast-food.

5. Não estar disposto a sacrificar alguns vícios pessoais

maus habitos financeiros

Neste campo falamos do álcool, do tabaco ou das refeições fora de casa. Comece a cortar nestes vícios pessoais e depressa perceberá as diferenças no seu saldo bancário. Não precisa de fazer um corte repentino, pode fazê-lo de forma gradual. Dessa forma, o processo de habituação é bem mais simples e rápido.

Estes são apenas alguns maus hábitos financeiros que estão a arruinar a sua saúde bancária. Comece já hoje a mudar a sua vida financeira.

Veja também:

O E-Konomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro e não é responsável pelos produtos apresentados. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se quiser sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].