Olga Teixeira
Olga Teixeira
04 Fev, 2024 - 11:34

Como ganhar dinheiro extra: 14 dicas para encher a carteira

Olga Teixeira

Saiba como ganhar dinheiro extra e conseguir uma folga no orçamento. Conheça algumas dicas para ajudar a equilibrar as contas.

O seu orçamento está cada vez mais curto e quer saber como ganhar dinheiro extra para compor o orçamento familiar?

A internet trouxe uma série de novas possibilidades, mas há mais formas de, a trabalhar ou a investir, conseguir aumentar os seus rendimentos.

A inflação, a subida dos juros do crédito habitação e uma ameaça de recessão obrigam a olhar com mais atenção para as contas para perceber como “esticar” os rendimentos.

A receita para equilibrar é simples: cortar nas despesas e aumentar nas receitas. Geralmente, dá-se mais atenção às formas de poupar, mas a verdade é que também há vários modos de fazer crescer o rendimento.

Como ganhar dinheiro extra?

Trabalhar e investir são as duas formas de ganhar dinheiro e, quando se trata de conseguir um rendimento extra, as coisas não são muito diferentes.

Ter um segundo emprego pode ser uma opção, mas este complemento financeiro pode chegar também através dos seus hobbies, dos seus talentos escondidos ou da possibilidade de rentabilizar um espaço.

Já no que respeita ao investimento, as opções também são diversificadas e não é necessário ter milhares de euros disponíveis para conseguir obter algum dinheiro extra.

Rentabilizar poupanças
Veja também Como rentabilizar poupanças? 4 sugestões

14 ideias para ganhar dinheiro extra

Precisa de conseguir aumentar os seus rendimentos, mas está sem ideias ou acha que não vai conseguir? Veja algumas dicas sobre como pode ganhar dinheiro extra e aumentar o rendimento disponível.

1

Invista para ganhar um rendimento extra

Uma ideia é aproveitar o aumento das taxas de juro para aplicar o seu dinheiro em Certificados de Aforro ou depósitos bem remunerados.

Se tem interesse pelo mercado de capitais, pode investir num cabaz de ações que lhe permita obter alguma rentabilidade. Considere também os fundos de investimento. Tente diversificar, selecionando empresas de vários setores, de forma a minimizar eventuais perdas.

2

Promova-se na internet

A internet criou uma série de oportunidades para que possa chegar a todo o mundo, dando a conhecer o seu trabalho e ganhando dinheiro com isso. Criar um blog com artigos sobre temas como moda, arrumação, decoração, parentalidade ou dicas de poupança pode ser uma fonte extra de rendimento.

Ter um canal no YouTube com vídeos de culinária, exercício ou maquilhagem é outra forma de se dar a conhecer e de ganhar dinheiro com visualizações.

Pode optar por fazer este tipo de conteúdo nas redes sociais, mas a ideia é rentabilizar, pelo que, para ganhar algum dinheiro é importante ter um público vasto e fiel.

3

Considere o trabalho remoto

Outra das vantagens da internet é a possibilidade de, a qualquer hora em em qualquer lugar, poder fazer pequenos trabalhos para clientes de todo o mundo. Pode fazer desta a sua ocupação principal, mas se a ideia é ganhar um dinheiro extra, pode recorrer a esta opção nos seus tempos livres.

As plataformas para freelancers têm pedidos para trabalhos de escrita, tradução, revisão, design, programação, contabilidade, entre outras. O melhor é que não tem de sair de casa para este “segundo emprego” e poderá gerir o seu tempo da melhor forma.

4

Rentabilize um talento

Se tem talento para a cozinha, para a pintura ou costura ou até para organizar pequenas festas, pode usar estes talentos para ganhar dinheiro extra. Vender bolos ou salgados, vender peças costuradas ou tricotadas por si ou, até, cantar em eventos ou planear e organizar festas para crianças são algumas ideias para aproveitar um talento ou um hobby.

5

Trabalhe com plataformas online

É mais uma possibilidade de rendimento extra que surgiu com a internet. Trabalhar como motorista TVDE ou como estafeta, entregando refeições ou encomendas pode ser um emprego a tempo inteiro, ou apenas uma forma de conseguir ganhar dinheiro extra.

Avalie a sua disponibilidade, informe-se sobre as comissões praticadas e requisitos exigidos, para perceber se esta é uma opção rentável.

6

Faça pequenos trabalhos

Há pequenos trabalhos, como responder a inquéritos online ou ser cliente mistério que podem dar-lhe algum rendimento extra. Pode encontrar algumas destas tarefas nas plataformas para freelancers, ou então procurar em sites especializados.

Outra ideia é procurar trabalho como promotor ou hospedeira de eventos. São trabalhos pontuais, que muitas vezes até pode fazer ao fim de semana, compondo assim o orçamento mensal.

7

Pondere o alojamento local

Esta opção já exige que tenha um imóvel disponível e que se informe sobre as licenças necessárias para arrancar com o negócio e sobre enquadramento fiscal da atividade.

Depois, tem várias opções: ou assume as questões relacionadas com a limpeza e receção aos hóspedes, ou contrata alguém que o faça por si.

Se não tem um imóvel, mas mora numa área com muitos alojamentos locais, pode tentar encontrar um part-time a executar as tarefas relacionadas com a gestão de alojamentos.

8

Alugue um quarto a estudantes

Se tem um ou mais quartos vagos, abra as suas portas a estudantes deslocados, obtendo um rendimento extra. A procura por quartos dispara em setembro/outubro, mas poderá iniciar este pequeno negócio em qualquer altura, até porque há sempre quem esteja à procura de um alojamento melhor.

Certifique-se que tem todas as condições necessárias, incluindo boa rede de internet e privacidade suficiente para si e para os seus hóspedes. E não se esqueça de tratar de todas as questões fiscais necessárias para que possa emitir o respetivo recibo.

9

Faça tarefas pelos outros

Passear cães, tomar conta de bebés, montar móveis, cortar a relva… A lista de tarefas que se podem transformar numa forma de ganhar dinheiro extra é quase infindável. Por falta de tempo ou de jeito, há sempre quem não se importe de pagar para garantir qualidade e responsabilidade.

Assim, se tem tempo livre e um jeito especial para alguma destas atividades, comece a espalhar a palavra entre os seus amigos.

10

Dê explicações

É uma das formas mais tradicionais de ganhar dinheiro extra, mas é também uma das atividades a que a internet trouxe novas possibilidades. Agora, já nem precisa de se deslocar ou de receber os estudantes em sua casa, já que as explicações também podem funcionar bem online.

Se tem jeito para ensinar, também pode dar aulas ou pequenos cursos online. Tudo depende dos conhecimentos que pretende partilhar e do interesse que estes podem gerar.

11

Invista no seu próprio negócio

Para ganhar um dinheiro extra, pode ser necessário um pequeno investimento. Mas, se o negócio correr bem, rapidamente terá retorno e, quem sabe, pode tornar-se a sua atividade potencial.

Muitas das ideias referidas têm potencial para serem pequenos negócios, pelo que será uma questão de perceber o que sabe fazer e como pode transformar essa atividade numa forma de aumentar os seus rendimentos.

12

Venda o que já não usa

É sempre uma forma de conseguir esvaziar armários e arrumos e de ter um dinheiro extra. As opções para vender tudo, desde roupa a discos, passando por brinquedos, bicicletas ou móveis são imensas. Há sites, aplicações e lojas especializadas para a compra e venda destes artigos.

Se preferir, pode sempre inscrever-se em feiras e mercados de artigos em segunda mão, tendo assim oportunidade de perceber como funcionam e quais as peças mais procuradas.

13

Revenda produtos

As vendas de cosméticos e artigos para o lar por catálogo já atravessaram gerações e continuam a garantir dinheiro extra a quem lhes dedica algum tempo. Por isso, pode tentar encontrar uma marca com potencial e começar por vender a amigos e familiares.

Há também quem faça da revenda um hobby relativamente lucrativo. Basta ter atenção a oportunidades para adquirir artigos com potencial de valorização, como antiguidades.

Também pode criar uma loja online para alcançar mais clientes. Neste caso, não se esqueça de fazer as contas aos portes de envio para continuar a ter margem de lucro.

14

Apadrinhe negócios

Há empreendedores e empresas que só precisam de uma pequena ajuda para avançar e que podem ser uma excelente oportunidade para investir e obter retorno. Pode começar por ver plataformas de Crowdfunding e perceber se existe alguma ideia com potencial para singrar e que possa justificar um investimento.

Veja também

Artigos Relacionados