Alexandra Nunes
Alexandra Nunes
19 Out, 2022 - 12:26

Como recuperar as finanças em momentos de instabilidade

Alexandra Nunes

Reunimos algumas dicas financeiras para recuperar as finanças pessoais num cenário de aumento generalizado do custo de vida.

Como recuperar finanças pessoais

Manter uma boa saúde financeira já não é simples quando se tem uma situação estável. Mais complicado é em tempos de incerteza, com o aumento significativo do do custo de vida e num cenário em que muitas economias mundiais já estão em recessão. O futuro é imprevísivel e, por isso, importante saber como recuperar as finanças pessoais em contexto de turbulência.

Como recuperar finanças: 6 dicas a ter em conta

1

Reestruture o seu orçamento mensal

Analise mensalmente as suas despesas para perceber que custos pode cortar e quais os que são inevitáveis para poder tomar decisões acertadas. Ter controlo do seu orçamento mensal e, consequentemente, do seu dinheiro é, nesta fase, mais importante do que nunca.

2

Pense antes de gastar e poupe

O aumento brutal da inflação e do custo de vida significa que agora tem menos dinheiro a sobrar ao fim do mês. Ter autocontrolo nos gastos é, portanto, crucial para saber como recuperar as finanças. Evite gastos supérfluos e estabeleça prioridades. Com o dinheiro que conseguir poupar constitua um fundo de emergência, até para assegurar eventuais imprevistos financeiros no futuro.

3

Evite o crédito

Por muito tentador que possa ser, evite usar o cartão de crédito. As compras a crédito e prestações, assim como empréstimos, representam gastos no futuro. No entanto, se não sabe quando voltará a estar mais desafogado, evitar essas formas de pagamento é essencial. Opte por pagar em dinheiro ou a débito para não ter sustos no fim do mês.

4

Renegoceie créditos

Como recuperar as finanças quando se tem um empréstimo, sobretudo num contexto de aumento das taxas de juro? Este é o momento para se sentar com o seu gestor de conta e analisar diferentes cenários para controlar o impacto deste na sua mensalidade. Aumentar o prazo de pagamento do crédito, negociar o spreadSeguro de Vidaamortizar crédito, transferir o crédito habitação são questões que devem estar em cima da mesa para discussão.

5

Procure fontes de rendimento extra

Quando pensamos em recuperar as finanças, o que nos ocorre de imediato é: ganhar mais dinheiro. Como? Se tem tempo livre aproveite-o para fazer biscates. Se possui algum talento, ponha esses conhecimentos a render ou pondere arranjar um part-time ao fim-de-semana, por exemplo.

6

Mude o seu estilo de vida

As circunstâncias estão a mudar e o mesmo terá que acontecer com o seu estilo de vida. Tente ter uma vida mais frugal e aproveite as soluções low cost que existem para quase tudo: das marcas brancas a contas bancárias de serviços mínimos ou sem comissões, passando pelo recurso às tarifas sociais, são muitas as opções para gastar menos.

Veja também